"O caminho é incerto e desafiante mas eu queria conhecer essas pessoas.
Só sabemos quando realmente o experienciamos." Cátia Bárbara Candeias

Curriculum Vitae

Cátia Bárbara Dias Candeias natural de Torres Vedras, nacionalidade portuguesa. É Licenciada em Desenvolvimento Comunitário pelo ISPA - Instituto de Psicologia Aplicada. Ao longo da sua formação académica e profissional trabalhou em prol do desenvolvimento comunitário em várias Associações.

Em Setembro de 2009 atravessou o oceano em direcção ao oriente e chegou a Malaca onde os portugueses atracaram os barcos há 500 anos. Foi Bolseira do Instituto Camões - Professora de Português e dinamizadora socio-cultural no Portuguese Settlement - Bairro Português de Malaca, Malásia. (2009-2011)

Foi convidada a ser Sócio-fundadora da Associação Cultural Korsang Di Malaca sendo a coordenadora do Projecto Povos Cruzados – Futuros Possíveis: Portugal / Malásia (2009) link: www.povos-cruzados.blogspot.com.

Foi responsável pela implementação, organização e desenvolvimento do Projecto Povos Cruzados – Futuros Possíveis no Bairro Português de Malaca – Malásia. Projecto direccionado para o levantamento do Património português em Malaca, valor humano, identidade cultural e sentimento de comunidade. Coordenadora e responsável pela criação do Jornal Papia Português trilingue disponível online: www.malaca-portugal.blogspot.com. Foi responsável pela organização da visita do Navio Escola de Sagres “3º viagem de circum navegação” na passagem por Malaca, em conjunto com a Embaixada de Banguecoque, Tailandia.
É cronista da Revista Raia Diplomática sobre a Comunidade Luso-descendente de Malaca, Malásia. www.raiadiplomatica.com

Apesar de já se encontrar em Portugal, continua a coordenar o Projecto Povos Cruzados – Futuros Possíveias e a lutar pelo desenvolvivento educacional e preservação da cultura portuguesa em Malaca.



O Património deixado por Portugal foi uma das razões pelas quais Malaca foi classificada como Património da Humanidade.

O projecto partiu da percepção das aspirações e características da comunidade: ser religiosamente cristã, falar um crioulo oral de base portuguesa, possuir grupos folclóricos que dançam música portuguesa e que trajam com sinais evidentes de ligação a Portugal, demonstrando práticas culturais de ligação afectiva e patrimonial a Portugal. A comunidade tem um historial de reivindicação de valores e argumentos para a sua autonomia e diferenciação no conjunto dos povos da Malásia.

Todos serão bem vindos(as) ao Bairro Português de Malaca, Terra Di Padri Sa Chang.

Contacto:
catiabcandeias@gmail.com
Coordenadora do Projecto

© Projecto Povos Cruzados - Futuros Possíveis © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © ALL RIGHTS RESERVED

Sem comentários:

Enviar um comentário